Certamente você já sabe que registrar o fluxo de caixa da sua empresa é crucial pra gestão financeira. Mas talvez você não saiba o que os números do seu relatório financeiro estão dizendo.

Por isso, nós vamos te ajudar!

Primeiramente precisamos conhecer alguns conceitos básicos:

Receita é o que você ganha, despesa é o que você gasta e o resultado é a diferença entre despesa e receita, ou seja, seu lucro final em determinado período. Fácil assim? Calma, vamos devagar.

Ticket médio é um indicador que poucos conhecem. Ele representa a média de valor que seus clientes costumam gastar nas transações.

Basicamente o cálculo é feito pela divisão do valor total de vendas e o número de transações no período. E pra que ele serve?

É uma métrica importante para entender:

O perfil de compras dos seus clientes, avaliar performance das campanhas de marketing e endender a oferta e procura dos produtos/serviços com maior e menor ticket médio.

Se sua empresa oferece serviços e também produtos, o ticket médio irá te ajudar a comparar as duas categorias, e até mesmo avaliar a performance de seus colaboradores/vendedores.

Além do mais, se você trabalha com a modalidade ‘clube assinatura’ precisa calcular o ticket médio para definir o preço dos pacotes. (Sobre esse assunto temos outro post no blog que você pode conferir: Clube Assinatura, uma nova estratégia para fidelizar clientes. Como calcular o preço?)

Então, pra te ajudar a desvendar os mistérios dos números no relatório financeiro de sua empresa e entender quais são os próximos passos, temos:

10 indicadores estratégicos para pequenas empresas:

1. Taxa de crescimento da receitaPercentual de crescimento que pode ser comparado com período anterior ao analisado, ex: primeiro semestre de 2023 em comparação ao primeiro semestre de 2022;

2. Margem Bruta: Diferença entre a receita e o custo dos produtos e serviços;

3. Ciclo de caixa: Média de tempo que o investimento em estoque gera receita;

4. Índice de fidelização de clientes: Taxa de retenção de clientes ao longo de um período;

5. Custo de aquisição do cliente: Custo necessário para prospectar novos clientes;

6. Taxa de conversão de clientes: Mede a taxa de quantos potenciais clientes se tornaram clientes de fato;

7. Índice de satisfação dos clientes: Mede as avaliações de feedbacks;

8. Turnover de funcionários: Taxa de rotatividade dos funcionários ao longo do tempo;

9. Índice de produtividade: Eficiência da empresa em relação aos recursos;

10. Retorno sobre o investimento (ROI): Lucratividade a partir do investimento.

Por fim, se você procura uma solução para automatizar seu relatório financeiro e otimizar o tempo de análise dos seus números, o okaut une essas funcionalidades em um único aplicativo. Simples, prático e funcional.

Acesse app.okaut.com e fale com um de nossos consultores. 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *